quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Hot hot hot


Pi, pi, pi, pi....
Lentamente...
Minha mente vai saindo
do torpor que antecede o abrir de olhos matinal
A percepção da luz que rasteja no chão sob a cortina
anunciando mais um dia de calor intenso,
desmilingue meu corpo sobre o lençol.
E o esforço para botar-me em movimento
torna-se gigantesco.
Entre sonho e despertar,
lembro-me dos portugueses desbravadores do Brasil a relatar, em cartas,
a indolência dos nativos, supostamente provocada pelo clima.
Ratzel tinha razão - o determinismo geografico é uma realidade
O meio influencia a fisiologia humana.
E minha fisiologia só quer deitar-se na rede, à beira da piscina.
Afinal, quem consegue trabalhar com esse calor?

O despertador toca novamente.
Cai a ficha!
Um banho frio e a lista mental dos afazeres do dia
derrubam o filosofar e devolvem Ratzel para os livros de geografia.

Vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário