quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sabores da vida

Aos 13 anos, ela ganhou de sua avó um caderno de receitas, desses que a gente vai anotando o passo-a-passo das comidas preferidas. O caderno tinha quatro repartições com os títulos:
-Salgados,
-Doces,
-Bebidas
E uma última, misteriosa, intitulada: - Sabores da vida .
Nos primeiros dias anotou suas receitas de doces e salgados: bolo de chocolate, panquecas, macarrão alho-e-óleo... e as bebidinhas que mais gostava: suco de laranja e cenoura, capuccino, milkshake de chocolate. Como não sabia o que escrever na última parte, nem a abriu. Passada a novidade, o caderno ficou esquecido em uma gaveta da cômoda.
Com 20 anos, foi morar sozinha. Ao arrumar as coisas para a mudança, encontrou o tal caderno. Olhou-o saudosa e o juntou a bagagem, pressentindo que lhe seria util agora, já que faria sua própria comida. Antes de guardá - lo , folheou-o e abriu também a última parte. Surpresa, notou que havia alguma coisa escrita nela. Não se recordava de ter escrito nada ali. Mas agora havia uma lista de 8 itens:
- O calor das mãos de meu pai a segurar a minha,
- O gosto da chuva quando se dá gargalhadas olhando para cima,
- O bolinho de arroz da mamãe,
- Minha cama, depois de um dia de muita agitação,
- As risadas com minhas amigas,
- Correr descalça pela grama,
- Fazer bolhas de sabão,
- Roupa nova e desejada.
Que verdades eram aquelas! Mas apesar da letra se parecer com a sua, definitivamente, não foi escrito por ela. Parecia que se haviam escrito sozinhas... que loucura!
Mas era isso mesmo, como constatou depois. Algumas coisas apareciam escritas e refletiam exatamente as pequenas coisas boas da vida. A magia durou ainda mais um ano aumentando o número de itens para 15. Depois parou. Cabia a ela, então, descobrir e anotar as pequenas alegrias dali em diante, ao que parecia .
E assim o fez. Além das receitas, escrevia vez ou outra, um sabor da vida.
Esse caderno a acompanhou por muitos anos.
Ajudou-a a dar valor às pequenas coisas. A saber o quanto a vida é cheia de sabores, apesar dos dissabores.
Ajudou-a a ver os pequenos detalhes que fazem tudo valer a pena.
Sempre que alguém se sentia infeliz, mostrava-lhe seu caderno de receitas.

Não que haja uma receita de felicidade. 
Mas importante é não perder o paladar para apreciar todas as delícias que a vida tem.

Um comentário:

  1. Mas importante é não perder o paladar para apreciar todas as delícias que a vida tem. - Paladar. Um dos sentidos que deixamos em segundo plano. O 'sabor' das boas lembranças... hum! Belo texto, Luciane. De vez em quando me pego saboreando algo e buscando as ligações na memória.... uma pergunta: ainda guarda o caderno de receitas?

    ResponderExcluir