quinta-feira, 21 de maio de 2009

Realejo


Vocês conhecem um realejo?

Realejo, segundo o dicionário, é uma espécie de órgão portátil que tem o fole acionado por uma manivela. Nas quermeces e festas populares de antigamente encontrava-se o realejo anunciando a sorte.Acima do instrumento havia uma gavetinha com inúmeros papeizinhos que traziam textos predizendo o futuro. E, numa gaiolinha, estava um periquito treinado que, ao toque da música, subia na gavetinha e retirava um papelzinho para o cliente que queria saber sua sorte.

A melodia do realejo acompanhou a mocidade de muita gente na primeira metade do século passado. Depois foi sumindo. Estive em São Paulo no início do mês e, para minha surpresa, encontrei um realejo na Praça da Liberdade(foto). Mostrei a minha filha e tiramos a sorte com o periquitinho.

A respeito disso, há uma antiga música de carnaval que diz "Meu periquitinho verde/tira a sorte por favor..." E há também uma composição de Custódio Mesquita e Sadi Cabral, de 1940, gravada por Silvio Caldas, Orlando Silva, entre outros, que se chama "Velho Realejo". Se você quiser ouví-la, acesse: www.paixaoeromance.com/40decada/realejo/h_velho_realejo.htm

Um comentário:

  1. Oi Lu, é a Dani... Nossa adorei seu blog, quantas palavras belas e cultura!!! Ainda bem que tem gente assim no mundo, rsrsrs... A propósito, eu tb tenho blog, aliás tenho 4, hahaha! E também faço layouts personalizados pro Blogger, se quiser dar uma olhadinha nos meus, fique a vontade!

    http://pradotonumreclama.blogspot.com - Poesias
    http://mulherconvergente.blogspot.com - Sobre nós Mulheres
    http://paraomundodesophia.blogspot.com - Lindeza
    http://emporiumdigital.blogspot.com - Finalmente um blog de Trabalho!!!

    Beijo grande pra vc, boa sorte aí, tá?

    ResponderExcluir