quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SAMPA E JAZZ

Ainda em Sampa, ocupando grande parte do andar térreo do Conjunto Nacional (vide postagem anterior), está a livraria Cultura. Lá você encontra livros e mais livros, é claro. Mas além disso, você encontra cultura em outras modalidades de expressão. Todos os dias, seja de dia ou à noite, há programação cultural no auditório ou nos muitos ambientes que eles criaram lá. Terças-feiras, as 12:30, acontecem apresentações de jazz com o TITO MARTINHO JAZZ BAND. Eu fui conferir e adorei.



Além de presentear o público com a maravilhosa música, Tito vai dando "pinceladas", entre uma melodia e outra, da história do Jazz. Isso despertou em mim a vontade de conhecer mais sobre o assunto. Pesquisando na web, encontrei o site http://www.ejazz.com.br/ , que me forneceu um conhecimento básico, o qual compartilho aqui com vocês.


O jazz originou-se dos estilos musicais de negros e religiosos americanos blues, folk, ragtime e marcha. Surgiu em meados de 1910, em New Orleans, EUA, e ádquiriu o auge de sua popularidade entre as décadas de 20 e 60. Segundo Tito Martinho, até hoje é possível ver em New Orleans bandas de jazz surgindo pelas ruas a qualquer momento.


Os instrumentos mais utilizados são principalmente os de sopro: Sax, trompete, trombone, clarinete, tuba - além de piano, contrabaixo, guitarra, bateria e os vocais. Segundo Tito, há no jazz e no blues um tom musical chamado "blue note", que equivale a 1/4 de tom da nota. Esse tom não pode ser conseguido no piano.


Grandes nomes do jazz no mundo: Ella Fritzgerald, Louis Armstrong, Sarah Vaughan, Miles Davis, Billie Holliday,George Benson, Jean-Luc Ponty e os brasileiros Cesar Camargo Mariano, Johnny Alf, Tom Jobim, Egberto Gismonti, Toninho Horta, Renato Borghetti entre tantos outros.
Se quiser saber mais, acesse o site. Tem muita coisa interessante lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário